Restauração de piso de madeira na ABC

Restauração de piso de madeira na ABC

Restauração de piso de madeira na ABC

É comum encontrar apartamentos e casas mais antigos com pisos de parquet, tacos e até assoalhos de madeira em condições terríveis, a maioria das pessoas olha para aquele piso velho, acabado, cheio de sujeira acumulada nas 500 camadas de cera passadas ao longo dos anos e pensa: – Preciso arrancar todo o piso e trocar por um modelo mais “moderno” como um piso laminado.
Essa é a maior vantagem de pisos de madeira maciço, afinal, pisos de madeira maciça são bem mais caros do que pisos laminados, são mais duradouros, mesmo que o piso laminado seja mais resistente aos riscos, os pisos de madeira de verdade podem ser renovados, enquanto que o laminado estragou já era.

Você pode até descobrir que por baixo daquele piso escuro e cheio de manchas existe um piso claro que foi escurecendo ao passar dos anos por conta da aplicação de verniz escuro, ou ceras coloridas. Aliás, ceras coloridas são terríveis.

Uma vez minha mãe foi ao mercado e distraída comprou uma cera verde, em vez de comprar uma cera incolor, acho que era da Tacolac – alguma coisa assim – era uma cera líquida fortíssima, grudou como uma cola e para remover depois foi terrível, ficamos uma semana no removedor de cera com palha de aço até tirar toda aquela cera verde. É esse tipo de coisa que faz com que o piso de madeira desgaste, passar palha de aço, imagine.

Minha família sempre mudou muito, nem sei em quantas casas eu morei desde que nasci, mas sempre que comprávamos uma casa nova com piso de madeira acabado, contratávamos uma empresa para fazer o lixamento e o piso ficava novinho em folha, perfeito, como se tivesse acabado de ser colocado.

Teve uma casa, um sobrado estilo alemão com mais de 80 anos, que tinha um piso de parquet todo desenhado, no hall de entrada o parque claro e escuro formava desenhos geométricos parecidos com flores, lindo, e no restante da casa o piso de parquet também tinha desenhos mais simples, com borda em assoalho, um luxo. Nunca vi um piso de parquet tão lindo. Depois da aplicação do verniz o piso ficou tão brilhante que chegava a ser espelhado, maravilhoso. No tempo em que ficamos na casa nunca precisamos passar cera.

Se você esta pensando em fazer o lixamento ou raspagem do seu piso antigo eu recomendo, vale muito a pena.

Antigamente dava mais trabalho, fazia um pó terrível e o verniz demorava pra secar, mas hoje em dia tem muitas empresas que fazem a raspagem sem pó e ainda aplicam o verniz de secagem rápida.

 

Cera ou Verniz

 

Como a madeira natural é porosa após o lixamento ela fica exposta e é preciso fazer o selamento com resina, seja cera ou verniz.

A maioria das pessoas prefere o uso do verniz, já que a cera da um certo trabalho e requer remoção e aplicações constantes, há também quem mesmo envernizando o piso de madeira ainda aplique cera, o que não é necessário.

Mas, se a opção for somente o uso da cera eu sugiro a cera em pasta, as ceras líquidas sobre o piso de madeira lixado sem verniz pode manchar as peças, já a cera natural incolor em pasta é uma boa solução para proteger o piso da umidade.

Quem fica com o verniz como opção pode escolher entre ter um piso espelhado, semi brilho ou ainda fosco. Antes de escolher o verniz converse com o aplicador.

Veja a seguir as diferenças entre o Bona e o Synteko, duas marcas de verniz que mais são utilizados na recuperação de pisos de madeira.

 

Bona ou Synteko?

 

Os dois são produtos ótimos e ambos permitem o acabamento fosco, acetinado ou ainda alto brilho que da aquele efeito espelhado.

A Synteck é uma marca que nasceu em Estocolmo em 1945, após a segunda guerra mundial foi lançado o primeiro produto da linha, hoje a Synteko esta presente no mundo inteiro, no Brasil nós conhecemos a marca como “Sinteco” e muitas empresas agregaram o sinteco ao nome, com aplicação de sinteco ao invés de aplicação de verniz para piso.

O produto da Synteko mais usado é o Synteko Classic, um verniz composto com uréia e formol, assim como o Super Synteco, eles demoram mais para secar, tem um cheiro forte na aplicação, não permitem retoques, mas são de alta resistência.

Porém, a Synteko tem uma linha à base de água a Vitta, com secagem rápida e não tem cheiro na aplicação, tem resistência aos raios solares e tolerância à oleosidade natural da madeira.

A Synteko tem ainda a linha Polisyn, que é uma resina a base de poliuretano, pode ser aplicada não só a pisos de madeira, como em pedras porosas e pisos de cimento, rede 25 % a mais que os demais produtos, têm alta resistência e permite retoques.

Já a marca Bona que também é Sueca, surgiu em 1967, mas era pouco conhecida aqui o Brasil, nos últimos anos tem investido na capacitação de profissionais para a aplicação dos seus produtos e hoje a aplicação de Bona esta fazendo o maior sucesso, é um produto mais caro, mas também o mais recomendado por muitos aplicadores.

Tem uma série de produtos voltados para a manutenção dos pisos de madeira, mas o forte são seus vernizes, entre os principais então o Bona Mega que é um verniz a base de água que usa o oxigênio como catalizador, após seco é 100% poliuretano o que lhe confere alta resistência.

Indicado para áreas de tráfego normal, residencial, mantém a textura natural da madeira e não tem cheiro.

Além desse, tem o Bona Novia, que é o único com certificado ambiental da União Européia por ser livre de NMP um componente que pode causar toxidade em altos níveis. O Bona Novia tem baixo odor e secagem rápida, indicado para ambientes residenciais e comerciais de tráfego normal.

E ainda tem o Bona Traffic que é desenvolvido para o alto trafego incluindo quadras esportivas, com maior resistência, não tem odor, não oferece risco de incêndio e é de secagem rápida.

Mantém a textura natural da madeira e não amarela, assim como os demais vernizes da Bona tem versão alto brilho, acetinado e fosca, este último acabamento, fosco, fica praticamente imperceptível, como se o piso estivesse apenas com cera.

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conhecer nosso portfolio

Fonte: Arquidicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *