Manutenção De Piso De Madeira: Como funciona?
Sabemos que os pisos de madeira são charmosos, elegantes, proporcionam conforto térmico e personalidade ao décor. Mas, apesar de apresentar tantas vantagens, é preciso lembrar que, de tempos em tempos, ele precisará passar pelo processo de manutenção.
No post de hoje, vamos mostrar para você a importância da manutenção no piso de madeira e como isso pode ser feito.
Como Saber Quando Meu Piso Está Precisado De Manutenção?
Você vai notar que ele perdeu o brilho, tem o acúmulo de sujeira ou se é usado cera no piso, tem o acúmulo de cera que deixa o piso sem sua cor natural. Sem falar nos riscos que com o tempo acabam aparecendo por conta do dia a dia.
Tem pisos que ficam com um aspecto tão ruim que parece não ter salvação – Veja
A Raspagem é Necessária Nas Manutenções?
Nem sempre é necessário fazer todo o procedimento de raspagem, depende do estado do piso. Se o piso estiver bem conservado, é possível fazer somente um polimento e aplicação da resina.
Porém, esse procedimento menos é abrasivo portanto, não garantido que todos os riscos saiam. Se o risco ultrapassa a resina e chega na madeira, somente com a raspagem para remover.
Por Que Investir Na Manutenção/Restauração?
Conforme dissemos, os pisos de madeira apresentam diversas vantagens para o seu ambiente. Mas, com o passar do tempo, ele sofre desgastes e acaba exigindo um processo de manutenção/restauração. E não é apenas por uma questão de estética.
Quando você investe na manutenção, você estará investindo também no seu próprio bem-estar pois isso evita tacos soltos, rejunte aberto (Que pode surgir bichos) etc… Além disso, haverá a economia de gastos, uma vez que trocar um piso de madeira por outro piso novo, sairá bem mais caro do que restaurar.
Como Funciona a Manutenção?
Depende muito de caso para caso pois em alguns são somente tacos soltos, em outros somente rejunte etc… E dependendo da manutenção a ser feita, a raspagem acaba sendo necessária para deixar tudo uniforme.
Como Funciona a Restauração?
Há casos mais específicos mas as restaurações padrões são as que envolve:
Raspagem:
Primeiramente, para remover o visual desgastado da madeira, é necessário realizar o lixamento do piso.
É feito com lixas grossas para remover qualquer risco, mancha (Lembrando que nem a raspagem remove urina de cachorro) e sujeira que há no piso.
Calafetação:
Popularmente dito como o rejunte da madeira.
Feita com cola PU, o melhor material para essa etapa.
Polimento:
Feito com lixas mais finas para dar um melhor acabamento no piso.
Aplicação da resina:
Etapa muito importante pois a resina é a que protege o piso e deixa com um aspecto mais vivo.
Existem várias resinas no mercado mas nossa empresa trabalha somente com as consideradas melhores.
Caso se interesse ou tenha alguma dúvida sobre, entre em contato conosco é totalmente gratuito e sem compromisso.
Há Empresas Que Realizam Esse Tipo De Serviço Em Pinheiros?
É bem provável que sim pois se não houver uma empresa especificamente em Pinheiros, há empresas que atendem em uma grande área sem custo adicional.
A Aplicadora Brilho Novo é um exemplo de empresa que atende na área de Pinheiros sem custo adicional.
Agora que você já sabe a diferença da manutenção, restauração e como funciona o processo dos 2, deixe um comentário abaixo. Comente se você precisa restaurar o seu piso, mas ainda não sabe se isso será vantajoso.